noticias491 Seja bem vindo ao nosso site SBNews / Radio F5SB!

CONTOS ESTRANHOS DE SANTA BÁRBARA

O MAQUINISTA DO BONDINHO DO MERCADÃO DA CIDADE DE SANTA BÁRBARA

Conduzindo seu querido bonde pela memória da cidade.

Publicada em 27/01/2025 às 17:54h | Redação  | 266 visualizações

Compartilhe nas redes sociais
baratinho
ANUNCIE

O MAQUINISTA DO BONDINHO DO MERCADÃO DA CIDADE DE SANTA BÁRBARA
 (Foto: Redação)


Na década de 70, a Fundação Romi recebeu um "Bonde elétrico", original da cidade de Santos - SP, que passou a fazer parte do cenário idílico do Clube de Campo da instituição, localizado às margens da Represa de Cillo, com acesso pela estrada Areia Branca em Santa Bárbara d'Oeste.

A rede de bondes da cidade de Santos tinha uma história rica, inaugurada em 1 de abril de 1870 e administrada pela Empresa de Bondes da Vila Mathias. Esta era de transporte evoluiu quando, a partir de 9 de abril de 1909, a rede foi eletrificada e passou a ser explorada pela The City of Santos Improvements Co. Ltd.

O bonde do Clube de Campo da Fundação Romi teve seu início na década de 1970, tornando-se uma presença constante e nostálgica no ambiente do clube. Contudo, em 2018, a Fundação Romi decidiu doar o bonde ao município, transferindo-o para a Praça do Terminal Urbano. Com o passar do tempo, o bonde foi alvo de vandalismo e uso indevido, resultando em sua estrutura enferrujada e danificada.

O Bonde de Santos já ficou em exposição na Estação Cultural e por algum tempo no Treminal Urbano, sendo alvo de vandalismo, o que causou quase que sua total destruição. No entanto, em 2023, o bonde passou por um meticuloso processo de restauração e foi reinaugurado na Praça do Mercadão da Cidade em Santa Bárbara d'Oeste. Mas o que intrigava a todos eram as histórias e os murmúrios que ainda ecoavam ao redor desse bonde.

Dizem que o último maquinista do bonde, um velho senhor muito amável e querido por todos, faleceu tragicamente, vítima de uma violenta descarga elétrica dentro do bonde. Sua paixão pelo trabalho o tornara um maquinista exemplar, sempre impecável em seu quepe e terno bege de linho. Há rumores persistentes entre os habitantes locais de que, nas noites mais quietas, é possível ver essa figura fantasmagórica – o velho maquinista – ainda cumprindo seu dever com diligência, conduzindo seu querido bonde pela memória da cidade.

Essa aparição misteriosa não é vislumbrada por todos, mas há quem jure de pés juntos ter visto o maquinista fantasma, ainda apaixonado por seu trabalho, o que deixa a singular impressão de que algumas partes do passado nunca serão totalmente esquecidas.

E você, acredita nessas histórias de fantasmas ou acha que são apenas lendas urbanas?

 




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca SBNews / Radio F5SB
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 19987072990
Visitas: 202273
Copyright (c) 2025 - SBNews / Radio F5SB - Projeto Social Lutadores do Futuro - SBO