Ao decidir matricular os filhos em alguma atividade física, a maioria dos pais pensa em futebol ou balé. Mas existem várias outras modalidades que podem contribuir para a saúde da criança e passar para ela valores como respeito e disciplina, além de diminuir as chances de obesidade infantil. Os vários tipos de artes marciais são um exemplo, que podem ser praticadas por crianças a partir de 4 anos.
Ainda existe esse medo por parte dos pais porque há algum preconceito que cerca todas as modalidades de lutas, principalmente de incentivar a violência. Mas na verdade, o que acontece é o contrário. Nas aulas, os alunos aprendem a respeitar a hierarquia e a controlar o seu instinto. O resultado é uma maior autoestima, o alívio da insegurança e da timidez excessiva.
Para fazer a criança render em uma arte marcial, os pais devem perceber do que ela gosta de brincar. Criança tem que ter prazer no que está fazendo, do contrário, cria um trauma. Deixar a criança falar o que quer fazer é a melhor solução.
Em Santa Bárbara d'Oeste, sede do Projeto Social Lutadores do Futuro, são ministradas aulas gratuitas de Kickboxing e Muay Thai, este projeto existe por iniciativa voluntaria, em colaboração com os órgãos públicos para promover as Artes Marciais e a Cidadania como ferramentas de desenvolvimento e inclusão social.
Para saber mais ou conhecer o Projeto Social, acesse: Lutadores do Futuro